Redes sociais, fluzz e a fila de feijoada

Estou lendo o livro do Augusto de Franco, Fluzz, e ele é simplesmente de pirar o cabeção. Não sei se concordo (ainda) com tudo que o cara defende ali -- nem sei se é o caso de concordar --, mas que faz muito sentido, ah, isso faz.

Isso é a fila da feijoada da Grande Rio? Totalmente anti-fluzz. Via BNPress /  Antonio Kämpffe

A ideia central da coisa é que o(s) mundo(s) hiperconectados do presente/futuro tendem a formar redes sociais mais distribuídas que centralizadas, e isso fará toda a diferença no forma como a(s) sociedade(s) se organiza(rão). O motivo é que, a partir do momento em que as pessoas se organizam em redes mais centralizadas que distribuídas, ocorre o fenômeno da hierarquia e isso é completamente anti-fluzz -- que seria algo como o fluxo das interações entre as pessoas (que também são redes).

Perdido(a)??? Leia este meu outro post e também acesse a Escola de Redes e também dê uma olhada no livro do cara, que você vai começar a entender melhor. Mas antes disso, e eis o por quê de um post com esse título aí em cima, deixa dar um exemplo de como a centralização atrapalha a vida da gente.

A Fila da Feijoada
Onde trabalho tem um restaurante que toda sexta-feira inclui no cardápio uma feijoada (até razoável). É self-service a quilo, tem um balcão comprido com os mesmos pratos se repetindo de ambos os lados. No dia da feijoada, o que os caras fazem? Colocam o prato principal em apenas uma das cabeceiras do balcão, o que gera uma fila enorme. Resultado: um momento que poderia e deveria ser de satisfação, acaba eventualmente gerando stress.

Tudo porque a feijoada forma o nodo de uma rede mais centralizada que distribuída -- aliás, no caso, completamente centralizada. Se o pessoal do restaurante descentralizasse a bichinha e colocasse também na outra cabeceira do balcão, o fluxo de pessoas-redes já fluiría melhor, mais rápido e com menos stress. Se eles distribuíssem o prato por mais lugares, aí era só alegria.

Exemplos prosaicos como esse existem aos montes por aí, nas mais diversas situações cotidianas. Trânsito em cidade grande é um. Fla x Flu na final do carioca é outro -- tanto para entrar quanto para sair do estádio. Também é possível visualizar isso dentro das empresas (hierárquias por natureza) e, especialmente, em órgãos públicos, nos quais a hierarquia é legalista e "burrocrática".

Você saberia dar algum exemplo? Comente e compartilhe com a gente. Inté+.



<< Essas tais de redes sociais -- e não estou falando de facebook e twitter e afinsWatchmen: Origins (por que não nós? -- ou, ainda, chupa DC) >>


Comentários